terça-feira, 22 de maio de 2012

{culinária} Bacalhoada

Não é época de páscoa, mas bacalhau deve ser comido o ano todo, apesar do preço bem salgado. Nunca tinha feito bacalhau na minha vida, não sabia como dessalgar, muito menos como preparar. Mas como tudo que a gente não sabe o Google ensina, procurei na net como escolher o bacalhau, dessalgar e descobri várias receitinhas. Também aprendi que o que os mercados chamam de Bacalhau Saith, na verdade é peixe salgado, pois de acordo com a legislação brasileira, o bacalhau só pode ser produzido com três espécies de peixe: Gadus mohrua, que é o verdadeiro bacalhau do Porto; Gadus macrocephalus e Gadus ogac.

Mas vamos deixar de lero lero e vamos a receitinha. Primeiro para dessalgar o bacalhau.

Li na internet que o bacalhau deve ficar de molho por mais ou menos 24 h, trocando a água pelo menos 4 vezes. Bem, eu fiz diferente e deu super certo, até porque se retirar todo o sal do bacalhau, ele vai ficar sem graça. Quando o compro, corto em pedaços grandes e lavo rapidamente na água corrente. Coloco em uma vasilha cheia de água e deixo na geladeira por 2 dias (sem trocar a água). Pronto! Ele fica com sal na medida certa. Agora vamos a receita de bacalhoada. Hum... deu até fome!!!


Bacalhoada
1h 30min
6 porções

Ingredientes
1,5 kg de bacalhau dessalgado
800 g de batatas fatiadas
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
2 cebolas grandes fatiadas
2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes
coentro picado
100 g de azeitonas sem caroço
1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar)
3 ovos cozidos e fatiados
azeite para regar


Modo de Preparo
Cozinhe o bacalhau por aproximadamente 20 minutos. Quando for retirar o bacalhau já cozido não jogue a água fora, cozinhe as batatas fatiadas nesta mesma água para pegar o sabor do bacalhau. Desfie o bacalhau e reserve. Em seguida escorra as batatas cozidas e reserve

Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com um pouco da batata (o suficiente somente para forrar o refratário), os tomates, a cebola, o restante das batatas, os pimentões, as azeitonas, o bacalhau, e o cheiro-verde. Regue com o azeite. Distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo, pré-aquecido, por cerca de meia hora. Sirva em seguida acompanhado de arroz branco e uma salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário