quarta-feira, 11 de julho de 2012

{culinária} Segredos para um bife macio e suculento




Essa dica eu preciso dividir com vocês. Estou casada há pouco tempo, mas só agora aprendi essa dica valiosa e que mudou minha vida na cozinha. Você pode até achar um exagero eu ter usado a palavra “mudou”, mas o fato é que mudou mesmo. Eu sempre gostei de que quando cozinhasse alguma coisa, recebesse vários elogios. Então eu me dedicava ao máximo para conseguir este resultado. Na questão do bife, eu raramente conseguia acertar, até que um dia, o “marravilhoso” Claude Troisgros, do programa “Que marravilha”, exibido pelo canal a cabo GNT ensinou como selar um bife e o porquê disso.

A dica é o seguinte, primeiro pegue um bife de alcatra e tempere com sal e pimenta somente. Em seguida, esquente bem uma frigideira e coloque um fio de azeite. Não utilize nenhum utensílio que fure o bife, de preferência use espátulas ou até mesmo a própria colher de pau, apesar de não ser muito higiênica. Coloque na frigideira bem quente, deixe dourar bem de leve de um lado e vire do outro. O truque é não deixar que aquela “aguinha” e o sangue escoam do bife, pois são eles que justamente deixam o bife macio e suculento. E você vai virando o bife até o ponto que desejar, bem passado ou mal passado, fica a gosto do cliente, rs.

Eu, na minha completa ignorância culinária, deixava grelhar bem de um lado, e enquanto isso a parte de cima estava perdendo todos esses líquidos preciosos. Além disso, eu encharcava daqueles temperos prontos e não adiantava muita coisa. No final, o bife saía duro e sem gosto. Obrigada Claude, você mudou minha vida na cozinha! Que marravilha!!!

Ah! E se você quiser assistir também, o programa é exibido nas quintas-feiras, às 19h30, às sextas-feiras, às 14h e aos sábados às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário