quinta-feira, 12 de julho de 2012

{literatura} Mentiras no divã




Eu simplesmente amo ler!! E se for um livro bom, envolvente, coerente em que as histórias se misturam naturalmente, aí me apaixono de vez. E assim acontece com todos os livros do Irvin Yalom. Pode até parecer exagero quando digo todos, mas realmente todos os livros que li dele foram todos muito bons. Quando acabavam, davam uma sensação de saudade... E olha que já li “A cura de Schopenhauer”, “Quando Nietzsche chorou”, “O carrasco do amor” e agora “Mentiras no divã”. 


O livro fala sobre a moralidade das terapias e a complexidade das emoções humanas. Veja a sinopse: No romance, Yalom disseca o relacionamento de três terapeutas com seus pacientes. Seymour, patriarca da comunidade de psiquiatria e ex-presidente da Associação Psiquiátrica Americana, é acusado de má conduta sexual com uma de suas clientes; Marshal, centrado no sucesso material, é orgulhoso, cego pela cobiça e obcecado pela dolce vita dos ricos. E Ernest Lash, o delicado elo de ligação entre eles. Impulsionado pelo desejo de ajudar os doentes e pela fé inabalável na psicanálise, esconde seu fanatismo sob a máscara de férrea responsabilidade. Em sua preocupação com os problemas da existência, inventa uma radical abordagem para suas sessões de psicoterapia; honestidade brutal entre analista e analisado. Os resultados são tão inesperados quanto perigosos. Explorando os jogos de poder e os vínculos interpessoais, 'Mentiras no divã' é uma história tensa e eloquente, onde dilemas de lealdade apresentam-se com clareza e vigor.

Um livro surpreendente, envolvente e cativante. Muito bom! Recomendo!!  E você, já leu algum livro do Yalom? Compartilhe suas experiências e deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário