quarta-feira, 10 de abril de 2013

{leitura} O Vestido Rosa




Sinopse
Fernando Lander explora, em “O Vestido Rosa”, toda a sua obsessão pelo tema “viagem no tempo”, enquanto analisa as sociedades contemporâneas. Personagem e autor se confundem numa série de visões do Rio de Janeiro do passado, que incluem a cidade quando oitocentista e até em remota época, livre da presença humana.

O livro contém reflexões de um jovem de 25 anos, atormentado por sua incapacidade de se enquadrar no status quo do mundo nos anos 90 do século XX. Lander coloca em xeque valores como trabalho, dinheiro, relacionamentos, segurança financeira e culturas. O Vestido Rosa mescla ficção e a própria realidade do autor. Apenas não se deve tentar descobrir onde termina uma e começa a outra.


Questionamentos profundos levam à reflexão 

Quando peguei o exemplar deste livro, de imediato o título chamou a minha atenção e despertou a minha curiosidade. O que haveria de tão importante em um vestido rosa para que este se tornasse o título da obra?
Assim como o autor avisa de antemão, há uma mescla de ficção e realidade, mas que ambas se completam perfeitamente. Os pensamentos do autor são colocados de forma que é possível entender o porquê daquele pensamento sem que você se sinta agredido na sua forma de pensar e ver a vida.

Questionamentos profundos feitos através da literatura nos ajudam a refletir sobre a sociedade onde vivemos e de que forma as atitudes do ser humano influenciam diretamente e negativamente na situação atual. Apesar do livro ter sido escrito há 25 anos, o tema é bastante atual e as reflexões em nada se tornaram antiquadas. E é claro, ao final, você consegue compreender perfeitamente a importância do vestido rosa.
São 98 páginas de uma leitura extremamente deliciosa e que te faz viajar no tempo...

Trecho do livro. Fotos: estilomaximo.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário