sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Casamento não é para você

Seth and Kim Wedding – Family Photo.


Depois de estar casado por um ano e meio, eu tinha chegado à conclusão de que o casamento não é para mim.

Agora, antes de começar a fazer suposições, continue lendo.

Eu conheci minha esposa no Ensino Médio quando nós tínhamos 15 anos. Nós fomos amigos por 10 anos até que... nós decidimos que não queríamos mais ser somente amigos. Eu recomendo fortemente que os melhores amigos se apaixonem. Bons tempos virão para todos.

Apesar disso, me apaixonar pela minha melhor amiga não me preveniu de ter certos medos e ansiedades sobre estar casado. Quanto mais Kim e eu nos aproximávamos da decisão de nos casarmos, mais eu estava com um medo paralisante. Eu estava pronto? Teria eu tomado a decisão correta? Kim era a pessoa certa para me casar? Ela me faria feliz?

Então, em uma fatídica noite, eu compartilhei meus pensamentos e preocupações com meu pai.
Talvez, cada um de nós tenhamos momentos em nossas vidas em que sentimos que o tempo fica mais lento e tudo a nossa volta parece atrair, marcando aquele momento como nunca o esqueceremos.

Meu pai respondeu às minhas preocupações naquele momento para mim. Com um sábio sorriso, ele disse: “Seth, você está sendo totalmente egoísta. Então, eu vou fazer isso de forma simples: casamento não é para você. Você não se casa para fazer a si mesmo feliz, você se casa para fazer alguém feliz. Mais do que isso, seu casamento não é para si mesmo, você está se casando por uma família. Não para os sogros e todo tipo de absurdo, mas para seus futuros filhos. Quem você quer que os aajude a se levantar? Quem você quer que os influencie? Casamento não é para você. Não é sobre você. Casamento é sobre a pessoa que vai se casar.

Aquele momento foi quando soube que Kim era a pessoa certa para me casar. Eu percebi que eu queria fazê-la feliz, ver o sorriso dela todo dia, fazê-la rir todo dia. Eu queria fazer parte da família dela, e minha família a queria fazendo parte da nossa. E pensando em todas as vezes que eu tinha visto ela brincar com minhas sobrinhas, eu sabia que ela era a pessoa com quem eu queria construir nossa própria família.
Meu pai avisou a sobre algo revelador e chocante. Aquilo ia na contramão da “Filosofia Walmart”, que é, se algo não te faz feliz, você pode voltar atrás e começar de novo.

Não, um casamento verdadeiro (e amor verdadeiro) nunca é sobre você. É sobre a pessoa que você ama – necessidades, esperanças e sonhos dela. O egoísmo diz, “O que isso tem para mim?, enquanto o amor pergunta, “O que você pode dar?”

Seth and Kim.
Algum tempo atrás, minha esposa me mostrou o que o amor desinteressado significa. Por muitos meses, meu coração tinha sido endurecido pela mistura do medo e ressentimento. Então, depois da pressão ter sido edificada até onde nenhum de nós poderia suportar, as emoções emergiram. Eu era insensível.  Eu era egoísta.

Mas, ao invés de corresponder ao meu egoísmo, Kim fez algo mais do que maravilhoso – ela mostrou uma efusão de amor. Deixando de lado toda dor e angústia que eu tinha causado, ela carinhosamente me tomou em seus braços e acalmou a minha alma.

Eu percebi que eu tinha esquecido o aviso do meu pai. Enquanto o lado de Kim no casamento tinha sido me amar, meu lado do casamento tinha se tornado tudo sobre mim. Esta horrível percepção trouxe-me às lágrimas, e eu prometi a minha esposa que eu tentaria ser melhor.

Para todos que estão lendo este artigo – casados, recém casados, solteiros ou mesmo quem jurou na despedida de solteiro – eu quero que você saiba que casamento não é para você.  Nenhum verdadeiro relacionamento de amor é para você. O amor é sobre a pessoa que você ama.

E, paradoxalmente, quanto mais verdadeiramente você ama aquela pessoa, mas amor você recebe. E não somente do que o outro significa, mas dos amigos e famílias dela (dele) e milhares de outros que você nunca teria conhecido se seu amor tivesse permanecido egocêntrico.

Na verdade, amor e casamento não são para você. E sim para os outros.



Retirado originalmente daqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário